terça-feira, 21 de junho de 2011

O poder de um jovem



Talvez o romance de Bryce Courtenay dirigido por John G. Avildsen (Rocky e Karatê Kid), pareça, à primeira vista, apenas mais um filme sobre o racismo e a imposição do poder sobre os fracos e oprimidos. Claro que este é o ambiente da história, mas a forma genial com que ela foi construída é o elemento principal. Ao invés de se tornar histórico, ou político, ou um filme crítico, O Poder de um Jovem retrata a amizade entre duas pessoas e o quanto esta amizade pode superar barreiras, sejam elas sociais, culturais, políticas ou mesmo a diferença entre idades.

Além da genialidade dos diálogos, o longa-metragem apresenta outros aspectos, ao meu ponto de vista, muito importantes. A luta de boxe como pano de conexão entre as personagens é muito bem elaborada. P.K. homenageia seu amigo e tutor Piet cada vez que realiza o golpe de 8 socos que o mesmo lhe ensinou, ou melhor, desenvolveu para ele.

A história vai crescendo. A cada momento, temos P.K. numa determinada idade. Parecem três ou quatro histórias distintas cuja personagem, ambiente e contexto sócio-politico-cultural são as únicas coisas em comum. Mas não, cada elemento constituído de uma passagem da vida de P.K. está relacionado de certa forma, com a outra. E este diálogo entre P.K. e Piet (acima reproduzido) perpetua ao longo da trama, por toda a vida da personagem.

Se o mito é o elemento chave, a amizade, o primeiro plano da trama, e o racismo um argumento de peso, talvez Morgan Freeman fosse mesmo a resposta para o filme. Assistindo a este longa-metragem, muitas vezes esquecemos que é Freeman que está atuando no papel de Geel Piet, pois o personagem está tão real, que Freeman não parece ser um ator interpretando. E olha que ele só aparece na primeira metade do filme.

O Fazedor de Chuvas é um grande "maestro" e por ele, as tribos se unem.

P.S. Preste atenção na letra de Southland Concerto e veja como simples palavras de crítica ou revolta podem se tornar uma belíssima canção.





FICHA TÉCNICA
O Poder de um Jovem
(The Power of One)
EUA; 1992
Gênero: Drama
Direção: John G. Avildsen
Roteiro: Robert Mark Kamen baseado no romance de Bryce Courtenay
Elenco: Stephen Dorff, John Gielgud, Morgan Freeman, Armin Mueller-Stahl

Um comentário:

  1. Cris, pretendo assistir a esse filme. Conseguirei baixa lo com facilidade?

    ResponderExcluir